Quem é Jane Schmetterling?
Cantora, compositora e escritora brasileira.
Escreve contos, poesias e compõe melodias e letras de canções para cantá-las depois! Ama cantar de tudo, sobre tudo e para todos, por isso, da Música, ela é caçadora, mas na verdade, ela tem vivenciado grandes experiências em que a música também lhe visita, muitas e muitas vezes, em diversas formas de inspirações. "A Música também me caça" - diz Jane e, completa: "É algo que preciso exteriorizar, mas o processo de criação é extremamente mágico e complicado, tanto que eu ainda não tenho palavras para explicá-lo, só sei que acontece quando menos espero, pois a inspiração não marca hora."
No início da criação do projeto, foi bastante difícil, pois Álvaro ficou surpreso e não sabia o que dizer nem o que fazer ao testemunhar que Jane levou um mês para concluir 22 canções, num processo que ocorreu naturalmente, sem pressa, pois tudo fluía sob a maestria de algo que jamais ela poderá explicar. Só mais tarde, nos meses seguintes, ela incluiu mais quatro, sendo que as outras surgiram paralelamente e precisou deixá-las para os trabalhos posteriores, devido a temática. Quando o Álvaro começou a entender que algo misterioso estava acontecendo com Jane, foi que, então ele a surpreendeu com seus arranjos lindos, entrando em sintonia, participando com a Jane e com a magia da criação, que começou com a canção: "Vida é Vida" - Jane disse:
"Esta é a primeira semente sagrada, Vida é Vida."
Quando terminou o primeiro arranjo, Jane já tinha terminado a coletânea toda e foi muito trabalho para o resto do ano para os dois. Foi agradecer ao seu esposo pelo primeiro arranjo e ele lhe respondeu: "Eu que te agradeço por essa revelação que transborda em você, porque é a razão de novas esperanças que me aliviam e me arrancam tristezas do fundo da minha alma."
Eles estavam sofrendo muito com as notícias impactantes da pandemia crescente. Foram muitas lágrimas. No fundo do, Jane soube que o propósito espiritual de tudo o que estava acontecendo com eles é para determinar algo maior no mundo da Arte que toca o coração e a mente dos seres . E o processo criativo não cessa. Paralelamente, Jane já estava produzindo o conto cantado "Choices & Shadows". Years And Tears, que nasceu de uma visão que a própria Jane teve: "Foi mais do que um sonho."
Então, concluindo, em abril de 2020, durante a quarentena, no início da pandemia da COVID 19, Jane deu início ao "Projeto Musical Ciclos", mas Álvaro não quis mergulhar fundo no projeto, porque ele queria primeiro entender o fenômeno do processo criativo por trás de tudo, para depois aceitar o fato, mas acabou cedendo, antes mesmo de entender.
Sobre a produção em Ciclos
Ciclos, o Projeto, tem como destaque uma coletânea de poesias intitulada "Sopa Cósmica" e já pode ser provada e aprovada com o lançamento do primeiro livro ilustrado da Jane: "Prove Sopa Cósmica!" - Depois do calor das paixões, das batalhas, dos ódios acirrados, das guerras, do abuso do poder, da humilhação, das aflições e dores de todos os tipos, que tal um banho quente e um prato com a saborosíssima Sopa Cósmica, que vai ajuda você a dormir o sono mais tranquilo que pode existir? Quando você despertar, todo o seu ser transformado para iluminar, você se reconhecerá e vai aceitar, enxergando a essência em si e nos outros seres. - Palavras de Jane Schmetterling, mostrando a intenção do livro.
Ciclos também já subiu para as plataformas digitais dois álbuns:
À Essência e À Memória, contêm 13 canções brasileiras em cada um deles. As canções brasileiras tratam de assuntos subjetivos como nascer, morrer e renascer. Exploram os elementos da natureza e, até causas ambientais, assim como outros assuntos interessantes e atuais como a pandemia, a depressão e as guerras. Todas repletas de sentimentos que convidam para a reflexão da vida e importância da ativação da consciência para que os seres humanos se tornem pessoas melhores e verdadeiros.
Ciclos já iniciou a divulgação de "Choices & Shadows" - terceiro álbum com vinte canções, mas só quatro canções já estão nas plataformas: Let Me Tell You, Years And Tears, X - ME e The Knight Of An Endless Night, estas três últimas tiveram sua estreia no show de Metal Sinfônico, no Teatro Lulu Benencase, para 800 pessoas, em julho, um dia antes do Dia Internacional do Rock, com a Banda Póstuma e a vocalista Bia da Aldea, interpretando escura e cavernosamente o papel do Cavaleiro das Trevas. Foi o primeiro show de Jane Schmetterling, Symphonic Metal Night in Concert, no qual participou com o brilho ímpar da Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do Maestro Álvaro Peterlevitz. Jane agradece pela iniciativa do professor Rodrigo Barros, vocalista da Banda Relíquia, que apresentou à Jane Schmetterling e ao maestro Álvaro, os integrantes da Banda Póstuma, tornando possível o primeiro trabalho de parceria.
Ciclos tem mais 16 canções secretas de "Choices & Shadows", prontas para serem divulgadas no momento certo. Trata-se de um conto gótico cantado, tendo o metal sinfônico como gênero e trata sobre a história de duas personagens perdidas no mundo astral, que anseiam se encontrar e resolver pendências envolvendo superação da dor através do amor e do perdão. O final é surpreendente, trazendo sua mensagem sublime.
Ciclos vem trabalhando com novos temas, gêneros e ritmos. Phänomene é um álbum que Jane Schmetterling está escrevendo em alemão, que trata de fenômenos da natureza pintados com cores e sentimentos humanos. "A surpresa é que levará você a dançar muito, mas se você conseguir atravessar o túnel, vivo. O desafio é muito maior." - revelou Jane.
Ciclos leva você numa viagem atual e apaixonante agora, pois Jane também está escrevendo seu primeiro romance, intitulado: Pain And Grace. "Este é o meu novo e delicioso momento. Muitas surpresas estão por vir, mas na hora certa, sem ansiedade, pois aprendi a curtir o momento." -
Jane está tranquila e,
o mais importante, fazendo o que ama.
Ciclos pretende se materializar como Arte em todas as manifestações possíveis: soando pleno no acústico e no estúdio, nos palcos, nas florestas, nas estrelas do universo, nos teatros, na dança, quem sabe em forma de filme ou musical entre outras modalidades, porque Jane sonha muito!
O livro "Sopa Cósmica" conta com 25 poemas que se tornaram músicas, recebendo as melodias e letras criadas com base em sonhos vívidos e por seres etéreos e sagrados da natureza: O Sol, a Lua, as árvores, os rios, os animais e muito mais, que lhe trouxeram as inspirações através da magia dos sonhos e outros fenômenos incríveis.
Quanto a equipe que trabalha para o Projeto Musical Ciclos, Jane explica: "Ciclos tem como arranjador exclusivo, oficial e único, meu esposo, meu amigo e companheiro, meu amor, Álvaro Peterlevitz, músico de múltiplas habilidades e grande Maestro da Orquestra Sinfônica de Americana, patrimônio da cidade querida. A joia de Americana!" - Dá pra sentir que há muito amor, dedicação e confiança envolvendo o casal, que considera Ciclos como filho único da união musical e amorosa dos dois.
Para conhecer um pouco mais, todos os links estão na página inicial.
Gratos por conhecerem e apoiarem Ciclos!
Jane Schmetterling