Jane Schmetterling inicia 2025 na finalização da sua nova canção, que faz parte do álbum Phänomene. Ela estudou alemão por dois anos e a inspiração a levou para novas criações, explorando com esta linguagem, os sentimentos mais íntimos, nos quais ela os define como se fossem fenômenos da natureza. O que são círculos parélicos? O fenômeno natural, círculo parélico, comumente conhecido como "três sois" seduziu grandes nomes filosóficos desde Aristóteles até Descartes. Afinal, foram esses avistamentos que fizeram com que Descartes fizesse uma pausa em seus estudos metafísicos e escrevesse seu livro sobre filosofia natural apropriadamente chamado de "O Mundo". Assim como o arco-íris de fogo, o Parélio consiste em cristais de gelo alinhados verticalmente que, quando o ângulo é correto, criam uma refração horizontal e uma figura em forma de halo ao redor do sol, dando a impressão de serem 3 sois no céu. Já na canção da Jane, a pessoa central é o Sol verdadeiro, que emana de si mesmo o primeiro halo como um raio de esperança. O segundo halo é a figura paterna, protetor e presente, como um lobo sempre a espreita, cuidando e protegendo. O terceiro halo distante é a figura materna, que através da música, vai se expandindo e quase desaparecendo, porém concentrando sua energia invisível com a mesma finalidade que a figura paterna, ambos os halos são apenas impressões e desaparecerão com o tempo. Ele, o filho, é como o sol e, permanecerá, se tornará forte e encontrará autoafirmação, transmitindo seu valor para o filho e os filhos que virão. Assim, é possível ter uma ideia do que se trata o novo álbum da cantora Jane Schmetterling. As outras canções do álbum seguem o mesmo estilo, cada uma tratando de um tema profundo e íntimo. Jane Schmetterling dedica seu tempo entre as canções de Choices & Shadows, Phänomene e o livro Pain & Grace. Em breve, mais informações.
Páscoa 2025
com a Orquestra Sinfônica de Americana,
sob a regência do maestro convidado, Akira Kawamoto,
Collegium Vocale de Campinas, solistas,
e participação da soprano Jane Schmetterling.
Juca Jazz Festival 2025
Com a Orquestra Sinfônica de Americana, sob a regência do maestro convidado, Ricardo Calderoni.
Jane Schmetterling, participou cantando
"Chega de Saudades" de Vinícius e Jobim.
Schmetterling agradece ao maestro Calderoni e,
ao Produtor Juarez Godoy.
Confira a programação!
A soprano Jane Schmetterling participou do
Concerto Nessun Dorma,
Americana, Rio Claro e Araras
Junho
Finalmente, o inverno!
Receberam o maestro Ville Mankkinen, da Finlândia
Feliz Dia dos Namorados
Casados há sete anos!
Parabéns, Jane e Alvaro!
Julho
Pathetically
More Than Fears
A cantora e compositora Jane Schmetterling prepara seu novo single para julho. "Pathetically, More than Fears", faz parte do conto cantado em inglês, Choices & Shadows. Se você deseja saber como montar as peças de um quebra-cabeça musical, vai uma dica: Primeiro, ouça Years And Tears - Pathetically vem depois dela e, trata-se do espanto em que a protagonista não aceita sua condição. Choices & Shadows é um conto de terror gótico, no gênero musical do metal sinfônico. Há uma grande surpresa no final porque o conto se transforma. Vale a pena entrar nesta vibe e curtir o novo som de Jane. Os arranjos orquestrais são elaborados pelo maestro Alvaro Peterlevitz, que segundo ele, mergulha num abismo de harmonias imprevistas, criadas pela Jane Schmetterling, que incansalvelmente, prossegue produzindo. Você já pode acessar o link e escolher sua plataforma digital de streaming para ouvir Pathetically More Than Fears.
https://www.youtube.com/watch?v=ZJaOTTqAz00
A cantora e compositora Jane Schmetterling, lançou "Pathetically More Than Fears", no dia 29 de julho, mais um single que faz parte da sua obra Choices & Shadows. O arranjo foi feito por Álvaro Peterlevitz e, desta vez com a colaboração de Valterci Martins de Moura, Hulkinho, pela Musical Soundscape Studio, do qual é proprietário.
Schmetterling está lançando aleatoriamente, por isso, para entender a sequência, vai uma dica: ouça e procure entender as canções anteriores da obra. Years And Tears, antecede Pathetically, e Jane deixou no seu canal do YouTube, uma playlist enumerada.
Schmetterling e Álvaro trabalham agora a próxima faixa, em que Grace, a personagem principal dialoga com sua tutora espiritual, Dina. Elas estão como no mundo dos sonhos, dos devaneios, das lembranças e, o clima começa a ficar mais leve por um instante, como se fosse o tempo para respirar antes de enfrentar as novas tempestades.
Depoimento
Do maestro Álvaro sobre o Projeto Musical Ciclos:
Agosto - Setembro - Outubro
Depois do lançamento de Pathetically - More Than Fears - Jane Schmetterling e Álvaro Peterlevitz passaram de agosto até outubro, na elaboração do melhor arranjo para o novo single de Choices & Shadows: "Welcome To My Invisibility". As faixas deste conto gótico estão interligadas, como se não houvessem intervalos. Na faixa anterior, Grace, a heroína da história, desfalece de exaustão emocional e acaba adormecendo novamente. Durante seu sono profundo, ela sonha que desperta num campo florido e, Dina, sua mentora espiritual, vem ao seu encontro, oferece-lhe a mão, Grace se levanta e ambas passam a flutuar até chegar no planeta Terra. Grace é invadida por um turbilhão de emoções boas, pois reconhece o planeta, mas não encontra o que havia antes. Tudo mudou, não há mais a floresta, o vilarejo, as pessoas estão diferentes, ao mesmo tempo que lhe pareciam familiares, mas não respondiam aos seus cumprimentos. Ainda assim, Grace se sentia saltitante, empolgada, na esperança de que tudo fosse real, porém Dina faz um alerta: "Não procure pelos seus ancestrais! Fique em paz e conte-me sobre este lugar! Você se sente pronta para recomeçar?" - A fala da Dina, serve como um gatilho na consciência de Grace e, ela volta a ficar triste por saber que não faz mais parte daquele plano físico, por isso, ela responde para sua mentora:
"Não, não quero isso. Só cantei por serenidade.
Bem-vinda à minha invisibilidade."
Jane e Álvaro estão muito felizes porque a faixa Welcome To My Invisibility foi concluída dentro do que era esperado, além do mais, ela ganhou duas versões. Esta canção é um diálogo entre Dina e Grace. Ela está dentro de um plano onírico, fantástico, mágico e termina com o mesmo tom sombrio, pelo fato das muitas questões pendentes para as próximas faixas 15 faixas. Mistério é o que temos pela frente! Welcome To My Invisibility estará nas plataformas digitais de streaming, a partir do dia dez de novembro. Você vai se surpreender com a mudança do ritmo!
Você já pode salvar a faixa, através do link:
Palavras da Jane:
"I'm so excited that we've finished another musical track from my work Choices & Shadows, that I intend to create a video, in which I'll be singing and dancing, simply because “Welcome To My Invisibility” is the first track in which Grace, the heroine of the story, shows her first sign of life. She's still fragile, but she's already reacting. In this dreamlike dialogue, Dina and Grace are thrilled to return to planet Earth and find many interesting changes and impressive discoveries. However, in the end, Grace rejects her mentor's suggestion because she doesn't feel ready.
https://tratore.ffm.to/welcometomyinvisibility
Estou tão animada por termos finalizado mais uma faixa musical da minha obra Choices & Shadows que pretendo criar um videoclipe onde cantarei e dançarei, simplesmente porque “Welcome To My Invisibility” é a primeira faixa dançante e, claro, eu adoro dançar. E também porque Grace, a heroína da história, dá seus primeiros decisivos sinais de vida, no fundo ela sente um desejo enorme de voltar. Ela ainda está frágil, mas já está reagindo. Nesse diálogo onírico, Dina e Grace ficam entusiasmadas em retornar ao planeta Terra e encontrar tantas mudanças interessantes e descobertas impressionantes. No entanto, no final, Grace rejeita a sugestão de sua mentora porque não se sente preparada.
Agradecimentos especiais ao maestro Álvaro Peterlevitz e ao Hulkinho,
pelo lindo trabalho de arranjo e masterização!
Se você quiser saber mais sobre Choices & Shadows e
outros trabalhos do Nosso Projeto Musical Ciclos, clique em:
www.janeschmetteling.com
Para conhecer todas as músicas clique em:
https://youtube.com/@janeschmetterlingmusic
Para saber sobre os eventos, estou no Instagram como @janeschmetterlingmusic.
Instale o aplicativo para seguir minhas fotos e vídeos."
https://www.instagram.com/janeschmetterlingmusic
"Onde estou? Em algum mundo paralelo. Beijos" J.S.